Pular para o conteúdo

INGREDIENTES DAS NOSSAS CERVEJAS

1. ÁGUA CERVEJEIRA

Principal elemento, ajustado conforme o perfil de cada receita.

2. MALTE

Conferem os açúcares, cor e sabor à cada tipo de cerveja.

5. ADJUNTOS

Alguns estilos especiais levam em sua composição adjuntos/outros ingredientes

3. LÚPULO

Responsável pelo amargor, aroma e sabor.

4. LEVEDURA

Convertem o açúcar em álcool e podem trazer algum perfil sensorial.

ÁGUA CERVEJEIRA

A água utilizada em nossas produções é purificada por um processo de filtração em 3 estágios.

Através do ajuste individualizado, a água de cada receita criada adquire uma composição única, que favorece o perfil do estilo da cerveja.

Este ajuste é fundamental para o processo como um todo, desde a mostura, onde o ajuste fino do pH faz com que as conversões enzimáticas ocorram da melhor forma na brassagem, até a quantidade ideal de sais que contribuem para o balanço correto da cerveja e que respeite o seu estilo.

Atenta-se também aos íons ideais que contribuem com a fermentação, pois as leveduras precisam deles para realizar um “trabalho” perfeito.

Assim, a complexidade destes ajustes se faz necessária e essencial para alcançar o melhor resultado na fabricação cervejeira!

malte

É o grão que passa por alguns processos: infusão, germinação, secagem (malte base) e adicionalmente, para maltes especiais, torrefação / caramelização.

Existem diversos tipos de maltes e diferentes tipos de grãos:  Cevada, Trigo, Centeio, Sorgo, etc. Eles são utilizados e/ou combinados de maneira a conferir características únicas para cada receita de cerveja! 

O malte é também o responsável por fornecer açúcares, que serão posteriormente (na fase de fermentação) consumidos pelas leveduras, resultando no teor alcoólico da cerveja (ABV).

A seleção de maltes também é responsável pela cor final da cerveja (SRM/EBC).

LÚPULO

O lúpulo é a flor de uma planta trepadeira de família connabaceae, espécie: Humulus lupulus.

Existem diversos tipos de lúpulos e suas características variam, ou seja, conferem amargor (IBU), sabor e aroma diferentes.

São utilizados de acordo com cada receita e/ou estilo de cerveja, fornecendo seu toque especial.

São normalmente utilizados durante o processo de fervura do mosto (em momentos diferentes), porém, dependendo do tipo de cerveja, podem ser introduzidos também durante os processos de fermentação, maturação ou ainda, após a cerveja já pronta! 

levedura

A levedura é um organismo unicelular capaz de consumir os açúcares disponíveis no mosto cervejeiro, gerando álcool e CO2.

O gênero Saccharomyces é a que mais interessa ao mundo da cerveja.

Existem diferentes espécies de leveduras cervejeiras, cada qual com sua peculiaridade, que a partir de condições controladas, transformam o mosto na querida cerveja.

Estas leveduras são cuidadosamente selecionadas e utilizadas para que respeitem o perfil de fermentação e tragam o resultado final da cerveja, conforme estilo e receita desejados.

adjuntos

Alguns estilos especiais levam em sua composição outros ingredientes, como: frutas, especiarias, madeira, flores, ervas, etc.

Estes ingredientes são utilizados pelos cervejeiros(as) sempre que o estilo permita ou quando se deseja trazer alguma característica única para a cerveja a ser produzida.

Os ingredientes podem ser adicionados em diversas etapas do processo de produção: mostura, fervura, fermentação, maturação e/ou após a cerveja já pronta.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO